O SEO para vendas é aquela ferramenta que não pode faltar na sua estratégia de branding.

 Finalmente, como você pode se manter à frente da concorrência se o seu site não tem destaque nos resultados de pesquisa do Google?

  Vale lembrar que para os maiores provedores de e-commerce do mercado brasileiro, o tráfego orgânico equivale a 24,7% dos acessos – número que sobe para mais de 65% para sites menos conhecidos.

 Em outras palavras, não é o tipo de cuidado que é fácil deixar para depois.

  Pensando nesse cenário, separei algumas dicas que me ensinam como fazer vendas podem impulsionar em 2021 com SEO e suas técnicas como princípio básico.

O que é SEO?

 SEO, sigla pela qual o termo Search Engine Optimization é conhecido, pode ser definido como uma série de técnicas cujo objetivo principal é aumentar a visibilidade de um site nos motores de busca, especialmente no Google.

 É esse foco que permite à sua marca aumentar o tráfego orgânico e melhorar a autoridade.

 Tudo isso, é claro, para gerar leads qualificados e obter as vendas tão esperadas.

 Mas como é que essa mágica acontece?

 A verdade é que não existem milagres, mas sim um trabalho consistente de boas práticas na aplicação de técnicas.

 Isso significa obviamente, seguir as orientações que tornarão suas páginas mais fáceis de serem lidas pelos robôs, mas sem esquecer a pessoa do outro lado da tela no meio de um processo de decisão de compra.

 Afinal, é a atenção deles que você deseja obter.

 Como funciona o SEO?

 Para entender como o SEO funciona, o primeiro passo é conhecer a lógica por trás dos mecanismos de pesquisa.

 Isso ocorre porque técnicas de otimização foram desenvolvidas para aumentar os resultados do seu site nos motores de busca.

 Basicamente, eles funcionam em três etapas:

  • Rastreamento: é onde ocorre o rastreamento, em que os robôs usam links para pesquisar conteúdo na Internet, pesquisar novos registros e atualizações.
  • Indexação: as páginas rastreadas vão para o índice do mecanismo de busca, que atua como uma espécie de biblioteca virtual; Depois de indexados, eles podem ser exibidos nos resultados da pesquisa
  • Classificação: etapa em que as páginas são organizadas e classificadas; A ordem em que o conteúdo aparece pela primeira vez no mecanismo de pesquisa é determinada a partir de uma extensa lista de critérios, mesmo após a pesquisa do usuário.

 O uso de técnicas de SEO na página (conteúdo, URLs, tags) e fora da página (backlinks, menções, pesquisa direta) aumenta as chances de que sua página não apenas seja rastreada e indexada com facilidade, mas também apareça no topo da classificação.

Então, você deseja aumentar seu número de conversões e obter números mais significativos?

 Confira as dicas que separei e comece a transformar seus resultados orgânicos:

  1. Otimize seus URLs

 Os URLs nada mais são do que o endereço do seu site. Eles devem ser amigáveis, fáceis de ler e identificáveis.

 Descreva de forma sucinta e evite o uso de subdomínios e caracteres especiais (#% &), pois eles dificultam o rastreamento e a compreensão.

 Outra dica importante é que os URLs são atemporais, então você não precisa editá-los se o conteúdo for atualizado.

 Isso ocorre porque corromper o endereço de uma página compromete toda a autoridade obtida.

 Como exemplo, usarei o mesmo exemplo do tópico anterior, sobre os smartphones mais vendidos em 2020. 

 Não há problema em escrever conteúdo com esta palavra-chave.

  • Ter páginas responsivas

 Atualmente, mais da metade do acesso à Internet vem de dispositivos móveis. Você precisa de páginas que reflitam sobre a experiência oferecida em plataformas móveis.

 Isso significa ter um layout que se adapta a diferentes tamanhos de tela e permite aumentar o zoom, por exemplo.

 Na verdade, o Google já anunciou que vai priorizar a indexação de páginas otimizadas para tablets e smartphones.

 Com esta dica, não estou sugerindo que você deva negligenciar a versão para desktop.

Você também pode estar se perguntando se as páginas responsivas são o único critério para tornar seu site compatível com dispositivos móveis.

 A resposta é não, mas é um bom começo.

 A velocidade de carregamento rápida é outra coisa a considerar.

 O investimento em Accelerated Mobile Pages (AMPs) é o resultado de mais da metade dos usuários deixar páginas que demoram mais de três segundos para abrir.

  • Crie uma boa descrição do produto e meta-descrição

 A lógica das vendas pela Internet não é muito diferente daquela do mundo físico.

 As pessoas querem saber mais detalhes sobre os produtos e serviços que estão acessando, mas de forma direta e concisa.

 Portanto, não fique brincando.

 O objetivo, tornar claras as vantagens do artigo e acima de tudo despertar o interesse do cliente.

  Invista em uma boa descrição do produto e a meta descrição tem um efeito positivo na taxa de cliques (CTR) – não se esqueça de que o número de acessos também é um fator de classificação do mecanismo de pesquisa.

 O seguinte se aplica aqui: Evite conteúdo duplicado: seja original e pense nas necessidades do consumidor.

  • Otimize o título de cada página

 O título de cada página serve como o cabeçalho do seu site.

 Assim como a descrição do produto e a meta descrição, também deve ser otimizada.

 Especialmente quando estamos com pressa, isso afeta a decisão de clicar ou não na página relevante.

 Além dos elementos e URLs mencionados acima, o título deve ser conciso (entre 60 e 70 caracteres) e amigável.

 A ideia é tornar visível o tema da página e estimular o interesse do usuário pelo consumo.

 Não se esqueça de incluir a palavra-chave.

  • Criação de um mapa do site para o Google

 O mapa do site serve como uma espécie de guia para os motores de busca.

 Na prática, nada mais é do que um arquivo – geralmente no formato XML – que contém detalhes sobre o seu domínio: estrutura, atualizações, páginas a indexar, entre outros.

 Em outras palavras, o mapa do site é um grande habilitador que ajuda os bots a ler sua plataforma com mais facilidade. 

 Como expliquei anteriormente, muito é feito do rastreamento por rastreadores usando os links nas páginas que eles já indexaram.

 Com o mapa do site, esta varredura é muito mais abrangente, pois fornece informações sobre urls, vídeos, imagens e outras mídias que podem ser exibidas.

Isto é, um relatório completo.

Para criar o mapa do site para o Google, basta definir os URLs listados, os formatos e as extensões utilizadas.

 Então você pode optar pelo desenvolvimento manual ou pelo suporte com ferramentas – existem, por exemplo, Ferramentas independentes e específicas para WordPress.

 Se você tiver perguntas mais específicas, vale a pena conferir o material guiado fornecido pelo próprio Google.


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *