Se você trabalha em marketing ou vendas, precisa entender tudo sobre leads do marketing.

Também conhecido como Marketing Qualified Leads, representam as oportunidades de negócios geradas pela metodologia inbound.

Ter um enorme portfólio de leads qualificados é o sonho de todo profissional da área .

Enfim, estamos falando de usuários que entraram em contato com a marca, abriram um canal de comunicação permanente com ela e, no entanto, se mostraram preocupados com sua oferta e sua finalidade.

Em outras palavras, esses leads representam um público-alvo segmentado por interesses, cujas chances de fechar um negócio são muito maiores do que as de meros visitantes.

Gostaria de saber tudo sobre a geração de leads do marketing, como mantê-los e muito mais?

Vamos lá!

O que são os leads do marketing

Resumindo, este é um grupo de indivíduos que passa por todas as etapas do funil de vendas.

Com esse método, o objetivo é transformar estranhos em clientes.

Então é assim que reflete a jornada do cliente no marketing de entrada é refletida da seguinte forma:

Desconhecido> Visitantes> Leads> Cliente> Advogado da marca

Isso significa uma demonstração simplificada do método esperado – se as etapas a seguir forem as seguintes:

Um estranho encontra uma página por meio de mecanismos de pesquisa (SEO) ou de mídia social e se torna um visitante

  • O visitante consome o conteúdo e se inscreve em um boletim informativo, baixa um e-book ou, por exemplo, se inscreve em um webinar, torne-se um cliente potencial
  • O cliente potencial é alimentado com informações valiosas por meio de marketing por e-mail até se tornar um cliente
  • O cliente recebe um bom serviço, suporte e pós-venda para que possa começar a defender o empresa e se torna um embaixador da marca.

Benefícios de gerar leads qualificados

Gerar leads qualificados é um desafio para a maioria das equipes de marketing.

Afinal, atrair e identificar usuários com grande potencial de compra não é fácil.

No entanto, esta ação se mostra extremamente eficaz quando ela corre bem.

Saiba mais sobre os principais benefícios que você pode obter ao qualificar seus leads abaixo.

1. Otimizando o tempo e o esforço

O tempo e os recursos disponíveis para marketing são limitados.

Inclui profissionais, ferramentas e qualquer outra coisa usada para essa finalidade. Portanto, você precisa otimizar seus ganhos.

As estratégias para lidar com leads, leads qualificados para marketing e leads qualificados para vendas são diferentes.

Quanto maior o interesse, mais você terá que se dedicar.

2. Melhor carga de trabalho de vendas

 Conforme mencionado no tópico anterior, os leads qualificados o ajudarão a classificá-los. Ou seja, existem aqueles que não demonstram interesse, outros são muito dedicados e alguns estão prontos para receber um orçamento.

Observe, quem está em estágios antes de comprar não deve ser descartado.

Na verdade, há uma necessidade de abordagem e dieta para mantê-los são incentivados na escala de chumbo.

3. Melhor alinhamento entre as equipes de vendas e marketing

Como já vimos, ambas as equipes (vendas e marketing) lidam com leads.

Portanto, é necessário alinhar as equipes.

Como indústrias interdependentes, é interessante que elas se comunicam frequentemente.

Existem empresas onde as equipes compartilham indicadores de desempenho e KPIs.

O feedback de ambos os lados também é muito importante.

4. Qualificar o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é o principal pilar das ações de inbound marketing.

Adaptado para leads qualificados, é possível criar peças cada vez mais úteis para clientes em potencial.

Isso ocorre porque, para gerar MQLs, você precisa criar materiais ricos que agreguem valor aos usuários e leads e, portanto, sejam percebidos por eles.

É exatamente isso que permite identificar seu engajamento e interesse.

Alguns exemplos de conteúdo aprofundado incluem e-books, infográficos, webinars, cursos em vídeo, apresentações de slides, pesquisa de mercado, questionários e podcasts.

Como classificar os leads do marketing

Agora que você sabe tudo sobre leads qualificados de marketing, provavelmente está se perguntando como eles são classificados.

Um detalhe importante: Cada empresa tem uma persona que representa o perfil de cliente ideal.

Portanto, mesmo segmentos semelhantes têm características diferentes no processo de qualificação de leads.

Cada público-alvo é único e, como tal, deve ser avaliado levando-se em consideração dados demográficos, geográficos e comportamentais.

O que quero dizer é que o que funciona para uma empresa nem sempre funciona para outra.

A seguir, você aprenderá como classificar seus MQLs de acordo com suas necessidades de negócios.

1. Conheça o seu perfil de cliente ideal

A primeira etapa na classificação de MQLs é identificar o cliente ideal.

Em marketing digital, chamamos esse componente de Persona.

Tem nome, profissão, costumes, hobbies, interesses, etc.

O objetivo principal é adaptar todos os processos que integram o percurso de compra do cliente às suas necessidades.

2. Use a técnica de vendarketing em sua classificação dos leads do marketing

Vendarketing é o amálgama das palavras vendas e marketing.

Em português também é conhecido como vendarketing.

Basicamente, trata-se de comunicação contínua entre os dois setores.

Quando trabalham separadamente, é muito comum não haver acordo, por exemplo, sobre o que são leads qualificados para vendas.

Portanto, se houver um diálogo contínuo, um processo cada vez mais eficaz pode ser projetado.

3. Pontuação de leads

A pontuação de leads é o método mais conhecido de qualificação de leads.

Basicamente, trata-se de atribuir pontos a cada usuário.

Quando você atinge um determinado número, ele está pronto para receber uma oferta.


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