Você sabe o que eles estão dizendo, se você não pode medir, você não pode melhorar. Na otimização com o Google Analytics, a medição é crítica para o sucesso.

Claro, as classificações de palavras-chave são uma ótima medida de SEO. Uma classificação mais alta para palavras-chave significa mais tráfego, certo? Mas relatar apenas palavras-chave degrada o papel do profissional de marketing e não revela a imagem completa de por que o SEO é importante para os negócios.

Acompanhar as palavras-ave permite às equipes de marketing Marketing mostra o que realmente importa: como pesquisa orgânica gerando receita e lucro para o negócio. Felizmente, uma das melhores ferramentas para medir o SEO é gratuita e provavelmente já está instalada no seu site – o Google Analytics!

Vamos as estratégias!

Estratégias do Google Analytics para medir o sucesso do seu SEO

  1. Visualizando apenas o tráfego das pesquisas orgânicas

Isso pode parecer óbvio. Repetidamente, fico surpreso com a quantidade de empresas que observam uma diminuição no tráfego total do site e concluo imediatamente que a perda de tráfego se deve a uma diminuição no tráfego de busca orgânica. Se você pesquisar um pouco mais a fundo, muitas vezes poderá descobrir que o tráfego orgânico é alto, enquanto outras origens de tráfego são baixas, resultando em queda geral do tráfego.

A primeira etapa na análise do tráfego de pesquisa orgânica ao longo do tempo é abrir seu relatório de agrupamento de canais.

 Este relatório é indispensável para seus relatórios de SEO. Por exemplo, a partir desse relatório, você pode identificar as principais páginas de destino do tráfego de pesquisa, as palavras-chave com mais tráfego, os mecanismos de pesquisa que enviam mais tráfego, as páginas de saída principais e muito mais.

  • Medindo a qualidade de tráfego

Muitos dizem que a qualidade é subjetiva, então você realmente não pode medi-la. Isso não é verdade, e eu diria mesmo que existem muitas maneiras de medir a qualidade de qualquer fonte de tráfego, não apenas da pesquisa.

O relatório mais comum usado para medir a qualidade do aumento ou diminuição do tráfego de pesquisa é o Relatório de conversões preparado.

Este relatório pode ser usado para verificar uma diminuição ou melhoria nas conversões no tráfego de pesquisa. Se as empresas estão percebendo uma diminuição nas conversões de pesquisa, mas o tráfego de pesquisa geral está estável, é fácil dizer que o tráfego de pesquisa não é qualificado ou é de qualidade muito alta.

Mesma coisa se você começar a se concentrar em a. Concentrar-se em uma seleção mais precisa de palavras-chave e observar uma melhoria nas conversões do tráfego de pesquisa pode indicar que a qualidade do tráfego de SEO está melhorando.

  • Dólar e tráfego orgânico

Esta é uma estratégia para empresas que buscam uma maneira mais tradicional de entender o valor que o SEO está agregando aos seus negócios, bem como melhorias no tráfego, visibilidade e conversões, ao agregar um valor monetário aos seus resultados de tráfego orgânico. Para atribuir um valor total do tráfego em dólares ao tráfego orgânico de um site, comparo quanto custariam as palavras-chave se fossem compradas em uma campanha do AdWords.

Essa é uma ótima estratégia para visualizar quanto dinheiro uma estratégia de SEO economizará no tráfego que, de outra forma, você teria que pagar.

  • Identifique o tempo de carregamento da página

A necessidade de otimizar o tempo de carregamento da página é frequentemente esquecida por muitos SEOs. Além de como o carregamento lento da página afeta a experiência do usuário, a velocidade da página se tornou um fator importante nas classificações de pesquisa. Por esse motivo, sempre recomendo que uma empresa que investe tempo e dinheiro em SEO e classificações de palavras-chave não perca tempo ignorando um site de carregamento lento.

  • Tenha seu próprio painel de SEO

Às vezes, basta a apresentação dos dados para transformar um cliente ou chefe de cético em crente. Como um comerciante da Internet – ou mais precisamente SEO – é fácil exagerar ou confiar em métricas difíceis de entender. Às vezes, o cliente quer apenas ver gráficos de barras, gráficos de pizza e outras formas de medição menos intimidantes.

A melhor maneira de mostrar os dados do Google Analytics e SEO é com a interface de painel embutida. Um painel é essencialmente uma série de widgets que agrupam todos os relatórios individuais em uma única exibição que é fácil de acessar, compartilhar e imprimir.

A vantagem de um PDF de métricas de SEO facilmente apresentável é o fato de que esse painel também reduz o tempo gasto na análise analítica, para que você possa se concentrar no trabalho de SEO.

Enfrentando o desafio

De longe, o aspecto mais difícil do SEO é como articular com eficácia o valor que você agrega à empresa. É fácil para um SEO mostrar a outro SEO como seus números estão melhorando, mas ser capaz de quantificar seu trabalho de uma perspectiva de tráfego e vendas para um cliente ou chefe é essencial para fazer e manter os negócios.

Se um cliente não entender o que o cheque que está preenchendo significa para sua empresa, não demorará muito para que pare de preenchê-lo.

Tenha cuidado com as métricas relacionadas ao seu cliente ou chefe e encontre uma maneira criativa de apresentar esses dados em seus relatórios mensais de SEO. Para ganhar pontos extras quando clientes ou chefes têm acesso compartilhado às análises, sempre os encaminho por meio de painéis personalizados que mostram exatamente o que cada widget está rastreando e por que é importante medir. Ser capaz de educar seus clientes sobre seu processo os ajudará a apreciar o valor que você agrega aos negócios deles e a vê-lo como um ativo para suas metas de tráfego futuras.


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