O marketing digital é, uma estratégia que visa gerar valor sobre um serviço, produto ou a própria marca, com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes.
Não existe uma data ou um marco que defina, ao certo, quando essa estratégia começou a existir, mas entende-se que o marketing sempre fez parte do mercado.
Mesmo que nas épocas mais antigas não existisse um profissional ou um conceito para marketing, traços dessa prática já podiam ser percebidos na tentativa de vender melhor o seu produto.


Contudo, foi somente após a Revolução Industrial – com a criação e expansão de fábricas e fortalecimento do mercado – já no século XX, que o marketing se consolidou.


Muito diferente do que temos hoje, essa prática tinha o objetivo único de fortalecer a demanda de produtos de uma mesma empresa, criando um relacionamento entre produto e comprador.


O foco era, exclusivamente, no produto e no lucro, o que levou a uma série de estratégias de enganação do público por parte das empresas, manchando a imagem do marketing.


Foi somente anos depois, com a evolução do mercado e do perfil dos consumidores, que o marketing começou a ser trabalhado de uma forma mais parecida com a que temos hoje, com o foco voltado para o cliente.

O que é Marketing Digital?

Marketing digital é o processo estratégico de atrair e reter clientes para marcas e empresas por meio de ferramentas e mecanismos da internet.

O profissional de marketing é capaz de analisar clientes, concorrência, fornecedores, a própria empresa e outras forças que atuam em determinado segmento.

Com a análise, ele elabora estratégias para atender de forma adequada ao público do negócio, gerando bons resultados em vendas em curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, o marketing digital é a extensão desse processo, entende? E, como vimos, o trabalho é realizado pela internet.

Vantagens do marketing digital

Ao entender por que você deve ter uma estratégia de marketing digital, os benefícios dela saltam aos olhos.

·        Mensurável

você conta com ferramentas que revelam o número de visitantes em seu site, quais as páginas mais visitadas, quais termos usaram para chegar até elas e muito mais.

·        Baixo investimento inicial

Anúncios no Google ou em redes sociais podem custar centavos à empresa a cada impressão, clique ou visualização.

Se comparado com outros veículos de divulgação, o marketing digital tem um investimento inicial bem menor.

O mesmo vale para a produção de conteúdo.

Você pode colocar sua empresa no topo do Google sem gastar nada com isso.

·        Alcança o público certo

com o marketing digital, você consegue filtrar a distribuição de suas campanhas com maior precisão e, assim, alcançar o público certo para sua empresa.

  • Resultados rápidos

Com vários mecanismos de mensuração, baixo investimento inicial e filtragem de público, os resultados do marketing digital vão aparecer de forma muito mais rápida.

Afinal, você terá dados para avaliar adequadamente o mercado e entregar os produtos e ou serviços que seus consumidores esperam.


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