Definir a melhor forma de divulgação de uma empresa com Marketing exige estudo de mercado, pesquisa sobre o público-alvo e todo um planejamento.

A criação e implementação de uma boa estratégia de marketing que gerará resultados torna-se ainda mais difícil para as pequenas e médias empresas, com orçamentos limitados e pouca equipe. Dentre as inúmeras opções existentes nos dias atuais, duas ainda geram grandes dúvidas: o marketing comum e o marketing digital.

Com o crescimento e popularidade da internet, diversos profissionais têm defendido a ideia de que o marketing digital é o suficiente para a divulgação de uma marca ou empresa, enquanto muitos ainda acreditam e apostam no marketing tradicional como principal estratégia.

Ambas opções são altamente vantajosas, da mesma forma que também apresentam suas desvantagens e claro, atingem públicos diferentes e possuem custos diferentes.

O importante é conhecer bem as opções e então analisar cada uma delas para poder definir qual estratégia funcionará melhor para a empresa e qual será capaz de atingir os objetivos com seu público-alvo e aumentar suas vendas.

Conheça um pouco mais sobre as diferenças entre esses tipos de marketing e seus principais benefícios para marcas e empresas.

Marketing comum

O marketing tradicional é restrito a toda comunicação de uma empresa fora da internet, ou seja, rádio, televisão, jornais, impressos e outros.

Esse é o marketing que todos conhecem, que passa nos melhores momentos na televisão, que está nos panfletos distribuídos nas ruas e etc.

Mas, mesmo sendo tradicionais, essas técnicas não foram abandonadas e ainda apresentam excelentes resultados para as empresas que as usam e as principais vantagens são:

  • Visibilidade: como o alcance dos meios tradicionais é muito grande, a marca será vista por muitas pessoas, aumentando o brand awareness da mesma;
  • Grande Alcance: somente com o marketing tradicional é possível atingir locais sem acesso à internet ou TV, através de rádio e meios impressos;
  • Atingir um público de mais idade: a grande maioria das pessoas mais velhas não tem o costume de acessar a internet e, quando o fazem, não confiam no que veem por lá. Portanto se o seu público-alvo for pessoas da melhor idade, o marketing tradicional deve estar na sua estratégia;
  • Realidade: por ser tangível, a comunicação impressa é considerada mais real do que campanhas feitas online. As pessoas tendem a confiar mais em empresas que também veem em meios tradicionais como TV, rádio e materiais impressos;
  • E muito mais.

Muitas vezes, esse tipo de marketing é feito por grandes empresas, criando a percepção de que o marketing comum só pode ser feito por empresas com grandes orçamentos.

Porém, os custos põem ser acessíveis e essa forma também pode ser feita por pequenas e médias empresas, sempre alinhando a estratégia de acordo com o orçamento disponível das mesmas.

Marketing Digital

Já o Marketing digital é feito através de ações de comunicação online, ou seja, em sites, blogs, redes sociais, celulares e todos os meios digitais que se possa imaginar, com o objetivo de vender ou divulgar produtos e serviços.

Qualquer tipo de ação feita através do meio digital é considerada, por exemplo, publicações nas redes sociais, e-mail marketing, SMS marketing, publicidade em sites, etc.

O marketing digital tem se tornado cada vez mais popular, e contém diversas vantagens, como por exemplo:

  • Maior Segmentação: somente através de campanhas online é possível criar mensagens diferentes para cada um dos públicos-alvo da empresa, indo muito além dos itens padrão como faixa etária, cidade e classe social. No marketing digital é possível segmentar ao extremo: desde hábitos de consumo até gostos e locais que frequenta;
  • Grande Alcance: não existem barreiras online, então a presença na web garante exposição da marca a pessoas do mundo todo. Se o objetivo da empresa é expandir o negócio para outros bairros, cidades ou até mesmo países, então ter uma boa presença na rede é imprescindível;
  • Rápido: ao contrário dos meios offline, as ações têm resultados instantâneos, pois o consumidor pode realizar a compra em poucos minutos, de qualquer lugar;
  • Mensurável: é possível medir os resultados com precisão e em tempo real, acompanhando quais ações estão gerando resultados positivos para a empresa;
  • Ajustável: se perceber que uma determinada ação não está tendo bons resultados, é possível ajustá-la ou removê-la imediatamente, impedindo que a empresa perca dinheiro;
  • E muito mais.

Com essas e as demais vantagens que essa forma tão popular tem a oferecer, não é difícil entender porque tantas empresas investem cada vez mais.


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