Quantas vezes você se deparou na internet com títulos persuasivos e conteúdo de valor e se sentiu atraído por aquilo que leu?
A internet possui uma inifinidade de conteúdos bons e outros que com certeza fizeram você se frustrar. Embora todos os profissionais de marketing de conteúdo esperem obter a primeira resposta dos leitores, as outras duas não são úteis para descobrir o que leva uma publicação de ser um “desperdício de tempo” para se tornar “maravilhoso”!
Em muitos casos, é aqui que o conteúdo significativo é mais necessário.
Para conseguir atrair o público através de títulos persuasivos e conteúdo de valor, é preciso:
- Definir e entender o público-alvo para descobrir claramente para quem eles estão (e não estão) escrevendo
- Estratégias e táticas para coletar dados do público
- Usar as informações coletadas para produzir conteúdo que atenda às necessidades e interesses do público
Compreender o seu público-alvo
A maioria dos profissionais de marketing de conteúdo tem dificuldade em entender seu público-alvo. Embora esta tarefa seja complicada, pode ser alcançada com uma análise cuidadosa dos fatores abaixo:
- Quão bem você conhece suas ofertas?
Antes que você possa explicar aos seus clientes o que sua empresa e suas ofertas são, você deve saber sobre elas em detalhes.
- Pense nos problemas que seus produtos e serviços podem resolver.
- Pergunte-se o propósito por trás da existência de suas ofertas. Tenha em mente este aspecto ao criar seu conteúdo.
- Concentre-se na finalidade de seus produtos / serviços e afaste-se de fatores redundantes e irrelevantes, porque se eles não se concentrarem em sua missão, eles devem ficar fora de sua estratégia de marketing de conteúdo.
- Quão bem você conhece seus clientes?
Uma das primeiras coisas a saber quando você inicia um empreendimento é quem são seus clientes atuais. Afinal, estas são as pessoas que comprarão seus produtos e serviços, e recomendarão aos outros se eles estiverem felizes.
- Peça às equipes de vendas e marketing da sua empresa para fornecer-lhe essas informações.
- Segmente o tipo de seus clientes e descubra as personas de compradores para melhor atendê-los.
- Concentre-se no que seus clientes podem ganhar ao escolher você e não seus concorrentes. Há algo que você oferece que outros não? Existe algo que você pode fazer melhor do que os outros?
Compreenda o que seu público-alvo espera de você
Encontrar o seu público-alvo é apenas metade do trabalho realizado. Na verdade, o verdadeiro trabalho começa depois disso. Você precisa saber as expectativas deles, para então saber para onde direcionar o seu trabalho. Aqui estão os três elementos principais que o seu público-alvo espera, independentemente da indústria em que você estiver:
- Conteúdo valioso
Normalmente, os clientes buscam produtos e serviços quando têm dúvidas ou problemas em mente. Suas ofertas devem ser as respostas ou soluções para os problemas deles. Seu conteúdo, portanto, precisa ser útil para seu público-alvo, caso contrário criá-lo será inútil.
Você precisa olhar para o conteúdo como mais do que meras palavras juntas para preencher um espaço em branco. A criar material apenas por criar levará à produção de conteúdo de baixa qualidade que o público rejeitará na mesma hora. Isso, por sua vez, terá repercussões na sua reputação no mercado.
Encontre seu público-alvo
Como proprietário inicial, seus trabalhos mais importantes estarão relacionados ao planejamento e construção de sua empresa. Quando você começa a planejar, uma das perguntas mais prementes que você enfrentará será decidir quem você deseja direcionar seus esforços de marketing. Você pode pensar que suas ofertas atraem muitas pessoas, mas o marketing para todos pode levá-lo a ter problemas mais tarde.
Todo empreendedor quer que seus negócios sejam conhecidos e reconhecidos por um grande número de pessoas, mas isso pode ser extremamente caro e demorado. Por conseguinte, é melhor decidir sobre o seu público-alvo escolhendo quem deseja gastar seu tempo, dinheiro e outros recursos. Além disso, encontrar um grupo de pessoas que podem estar interessadas em comprar seus produtos / serviços permitirá que você se conecte e se comunique mais profundamente com eles.
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